segunda-feira, 14 de março de 2011

AULA 4 - O PAPEL DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Será que a inserção das mídias e tecnologias na Educação é um processo fácil? Por quê?


“Um dos grandes desafios para os educadores é a integração das diferentes mídias nas atividades pedagógicas. Vamos conhecer, no Portal do Professor, como alguns professores planejam utilizar os diferentes recursos tecnológicos de que dispõem em sua pratica pedagógica.”

COMO FAZER:

  1. Acesse o Portal do Professor: http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br/
  2. Localize a opção Espaço da Aula
  3. Clique na opção Sugestões de aulas
  4. No campo BUSCA escreva “Inglês” se desejar pesquisar aulas desse idioma ou “Português” se desejar buscar aulas de nossa língua materna.
  5. Navegue pelas sugestões de aula e selecione uma delas para leitura e análise.
  6. Em duplas, elabore um documento sobre a sua análise em um processador de textos (Microsoft Word, por exemplo), contendo:

a. Nome da sugestão de aula analisada;

b. É previsto o uso tecnologias e/ou de diferentes mídias? Quais? Por quê? Para que? Com quem?

c. Você acredita que esta aula poderá ser bem-sucedida? Que fatores interferem sucesso desta aula? Justifique.

  1. O documento deverá ser salvo de forma a identificar os nomes dos alunos e da atividade: nome dos alunos_analisedeaula. Por exemplo, nomes do alunos: Maria Regina de Souza e José da Silva. O nome do arquvo e título desta atividade, deverá ser: mreginas_Jdasiva_analisedeaula.
  2. Publique o arquivo (texto) na forma de comentário desta postagem no blog até dia 20 de março de 2011.
  3. A professora responsável pela disciplina irá comentar a sua produção.

ATENÇÃO!

Duas principais abordagens podem ser adotadas para o uso das tecnologias e mídias na educação: INSTRUCIONISMO E CONSTRUCIONISMO.

Por isso, vamos estudar e refletir sobre tais abordagens para a próxima aula.



COMO FAZER

1. Leia os textos: “Informática na Educação” e “Prática e Formação de Professores em Informática na Educação” disponíveis em:

ALMEIDA, M. E. de (Org). Informática e Formação de Professores. V. 1. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000. (Série Estudos, Educação à Distância)

2. Em seguida, escreva sua definição de Construcionismo e de Instrucionismo com exemplos e justificativas (a partir da aula na atividade de hoje) e envie para a professora por e-mail até dia 24 de março de 2011 (DATA ALTERADA!!!). A professora responsável pela disciplina irá comentar sua produção. Esta atividade deve ser realizada individualmente.

24 comentários:

  1. TEACHER... O TEXTO ESTÁ COM A SENHORA?
    A SENHORA NAO TEM ELE SCANNEADO, PRÁ MANDAR POR EMAIL?

    DA UMA FACILITADA...

    ResponderExcluir
  2. OI Ayslen,

    Eu enviei para vários alunos escaneado por e-mail. Verifique se recebeu. Se não mande um e-mail para mim que eu envio!

    ResponderExcluir
  3. PESSOAL,

    Na postagem desta aula (aula 4) havia comentado sobre a necessidade de escrever um texto até a data de hoje).

    Porém como reorganizamos as atividades, tal texto será para dia 28 de março, OK. Na aula do dia 21 falaremos mais sobre isso.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Recebi sim Teacher...
    Tava meio confusa com os textos...

    E aquele q está com a Sheila? Qual eh?
    É esse q a sra mandou?

    Beeejo!

    PS: TEACHEERR...
    FAZ UM TÓPICO FORA DAS ATIVIDADES PRÁ GENTE PODER CONVERSAR OUTRAS COISAS Q NAO SEJEM SOBRE AS ATIVIDADES.. SENAO MISTURA MUITO... =/

    SINTO A NECESSIDADE DE CONVERSAR COM MYSELF... RS

    ResponderExcluir
  5. Ei gente qual dos dois trabalhos da atividade 4 são pra enviar pra professora ainda hj? Não tenho os textos então por favor envie pra mim: sahmant@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ayslen,

    Você pode continuar conversando com o pessoal e comigo nas postagens da aula 1, ok!

    Enviei também o texto que está com a Sheila!

    ResponderExcluir
  7. Sammy,

    Alterei a data dos trabalhos da aula 4. Veja lá!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Ai mamãe!!!!!!!!!!!!!
    e agora! Quem poderá nos defender?????

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. A LINGUA INDIGENA: SUA INFLUENCIA NO PORTUGUÊS DO BRASIL

    A aula esta bem preparada, pois serve de base para o aluno aprender a Língua Portuguesa. Vendo desde a Língua Tupi Guarani.

    Para que os alunos aprendam a Língua Portuguesa precisa-se saber sua origem, e nesta aula o professor explica.

    Nesta aula ele pede para utilizarem computador, ler, assistir a vídeos e em seguida responder os questionários propostos.

    Ele usa também a mídia onde está bem colocada na aula. Usa música que serve de incentivo para que os alunos tenham um bom desempenho. Nessa aula ele relaciona a História e Geografia.

    Obs: está aula poderá ser bem sucedido se for feita na sala de aula, utilizando os equipamentos da escola, e o professor lerem com eles, e as atividades feita em sala e escrita, pois se for feito como trabalho para casa não iram ler e copiaram.

    PMinacca_BSant'ana_analisedeaula

    ResponderExcluir
  12. Paloma!

    Bem interessante sue comentário, seria bom você citar quais atividades servem para o que (exemplos).

    Coloque o link da aula para que seja possível acessá-la e conhecê-la!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22401
    ai esta o link da aula pesquisada por mim vcs vão gostar.
    abç

    ResponderExcluir
  14. Gostei da aula! Você me enviou esta análise por e-mail também?

    ResponderExcluir
  15. Juliana vc poderia me enviar os textpos a serm estudados por favor... Eu já havia pedido porém aind anão recebi nada...
    POr favor...
    sahmant@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. juliana voce poderia enviar os textos por favor a serem estudados .... agora que eu consegui me achar

    ResponderExcluir
  17. Sammy envio os textos escaneados para você. Os outros são links no blog. Devo ter enviado para outro e-mail seu.

    Cintya, me envie um e-mail pedindo os textos: jugense@hotmail.com. Eu respondo enviando os textos.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. prof nao enviei para vc esta aula porque vc que?
    abç

    ResponderExcluir
  19. O TIC NA ESCOLA
    O USO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇAO E COMUNICAÇAO
    A tecnologia de informaçao e comunicaçao (TIC) insere-se na sociedade da informaçao nao quer dizer apenas ter acesso a TIC mais principalme-nte saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleçao de informaçao que permita a cada um resolver os problemas do seu cotidiano.A tecnologia de comunicaçao permiti cada vez mais escolhas;a extraordinaria expan-sao destas tecnologia faz com que os muitos se deslunbrem e concluam que alas podem resolver os grandes problemas que nos aflingem.Atravez da tecnologia podemos ver-nos,ouvir e até nos comunicar a distancia e até fazer compras sem sair de casa ,pagar qualquer conta também sem sair de casa.Socialmente as tecnologia são indroduzidas por grandes grupos procurando facilitar a nossa vida o computador atinge esse estagio dominador,pois esta presente em todos os momentos e atividades de nossa vidas,o uso da TICtem vista a criaçao de uma rede de conhecimemto favorece a democratizaçao ao acesso a informaçao é experiencias o desenvolvimento humano e social e cultural e experiencinal isso leva a uma sociedade mais igual.A rede considera o conhecimento como uma construçao decorrente das interaçoes do homem com o meio o uso da TIC na criaçao da rede de conhecimento traz conceito articulados constituem a nos dessa rede,flexivel e sempre aberto a novas conexoes o homem aprende a realidade por meio de uma rede de colaboraçao na qual cada ser ajuda o outro a desenvolver-se,ao mesmo tempo que também se desenvolve todos aprende juntos.Aprender é planejar, desenvolver açoes,receber selecionar e enviar informaçao estabelecer conexoes refletir sobre o processo em desenvolvimento.Ensinar é organizar situaçoes de aprendizagem criando condiçoes que favoreçam a compreensão da conplexidade do mundo do ser humano o professor que associa as TIC aos metodos ativos de aprendizagem desenvolve a habilidade tecnica relacionado ao dominio da TIC e sobre tudo articular esse dominio com a pratica pedagogica e com as teorias educacionais que o auxiliem ao mesmo tempo em que exerce sua autoria o professor colaca-se como parceiro dos alunos,respeita-lhes o estilos de trabalho e os caminhos adotados em seu processo evolutivo.

    ResponderExcluir
  20. Halloween no Brasil


    O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
    No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
    Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
    Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro). meados do século XIX
    A)Halloween no brasil
    B)sim,pois,podemos nos comunicar com outras pessoas de outros estados e até paises
    Por meio da tecnologia ou mídia.(internet,televisão e outros),porque o halloween não é
    Um costume ou tradição brasileira ela veio de outro pais.estrangeiros trouxeram de fora
    Uma tradição deles para nos brasileiros.
    C)sim,o halloween é cultura.o fato de não ser uma tradição brasileira e ser comemorado
    No mesmo dia do saci.

    ResponderExcluir
  21. Cintya,

    Muito bom seu texto sobre as TIC na Educação. Me envie por e-mail para que eu possa comentá-lo.

    Outra coisa: não entendi esta postagem sobre o Haloween no Brasil. Se refere a o que?

    ResponderExcluir