terça-feira, 8 de março de 2011

AULA 3 - A nova mídia

Olá,

Para iniciar as atividades desta aula, faremos uma breve discussão dos capítulos 01 (Introdução das novas tecnologias na escola: Por quê? Para quê?) e 13 (Tecnologias da Informação e Comunicação e Suas Implicações Pedagógicas) do livro Internet em Sala de Aula: com a palavra os professores de autoria de Beatriz Corso Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa e publicado pela Editora Artmed em 2003.

A questão norteadora é: “O que as autoras mencionam quanto a utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação?”

A partir das discussões, faremos um debate virtual sobre o tema “Tecnologias trazem o mundo para a escola”

A questão norteadora de tal debate é: “Qual é a sua opinião sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação?”

Para orientar nossa discussão e ajudar-nos nas argumentações, sugerimos a leitura de alguns textos:

COMO FAZER

1. Leia as colocações dos professores Waldemar Setzer e José Manuel Moran.

TEXTO 1 - "Se os senhores quiserem desenvolver seu pensamento, leiam. Se querem prejudicar seu pensamento, abafando-o cada vez mais, vejam TV." (Waldemar Setzer)

Leia o texto em: http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/TVeViolencia.html

TEXTO 2 - "Estamos deslumbrados com o computador e a Internet na escola e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já dominássemos suas linguagens e sua utilização na educação.” (José Manuel Moran - Desafios da televisão e do vídeo à escola)

Leia o texto em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafio.htm

2. Participe do debate: escreva comentários em resposta esta postagem!


3. Navegue pelas opiniões dos demais colegas e comente-as!

Nossa próxima aula será em 14 de março de 2011. Por isso, até lá, você deverá produzir um texto com o tema (“Utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação”), relacionando o que foi comentado nas postagens dos colegas com aquilo que escreveu.

Observe o prazo dado pela professora da disciplina. A questão que deve nortear seu texto é: Por que utilizar as tecnologias de informação e comunicação na educação?”. Seu texto (300 palavras) deverá conter justificativas à partir de citações teóricas sobre o tema. Assim, é necessário citar a teoria que serve de base para sua argumentação. Este texto deve ser escrito e enviado para o e-mail (jugense@hotmail.com) até dia 17 de março de 2011.


PARA A PRODUÇÃO DE SEU TEXTO, OS SEGUINTES ARTIGOS DEVERÃO OBRIGATORIAMENTE SER LIDOS E CITADOS:

TEXTO 1 - A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento (Juan Ignacio Pozo)

Texto disponível em:

http://cursoproinfo100h.blogspot.com/2009/03/sociedade-da-aprendizagem-e-o-desafio.html

“Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.”

TEXTO 2 - Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade (José Armando Valente)

Texto disponível em:

http://www.redadultosmayores.com.ar/buscador/files/DESAR005.pdf

“ (...) Neste artigo são discutidos os sentidos de ensinar e aprender, a aprendizagem que acontece nos diferentes períodos da vida como na infância, na terceira idade, no período escolar e pós-escolar e como estas diferentes modalidades de aprendizagem podem contribuir para a implantação da aprendizagem continuada ao longo da vida. São discutidos também os fatores que podem estimular esta aprendizagem, especificamente o papel da escola e dos agentes que devem auxiliar as pessoas a aprender continuadamente ao longo da vida.”

TEXTO 3 – As Sereias do Ensino Eletrônico (Paulo Blikstein e Marcelo Knörich Zuffo)

Texto disponível em:

http://www.blikstein.com/paulo/documents/books/BliksteinZuffo-MermaidsOfE-Teaching-OnlineEducation.pdf

“As novas tecnologias têm um grande potencial para trazer grandes mudanças à educação. Entretanto, vemos que o paradigma da educação tradicional tem preponderado em um grande número de experiências, com o simples encapsulamento de conteúdo instrucional em mídias eletrônicas, apesar do discurso capturado de educadores progressistas. Possíveis causas e conseqüências desse processo são discutidas, como a integração da educação ao universo do consumo de massa, as demandas do novo mundo do trabalho à universidade e as promessas da educação on-line. Ao final, propomos princípios para a construção de ambientes de aprendizagem alternativos, utilizando as tecnologias como matéria-prima de construção e não só como mídia de transmissão de informações.”

Navegue pelas opiniões de seus colegas e comente-as!

A professora da disciplina comentará sua produção.

43 comentários:

  1. Gente, vocês podem enviar o trabalho até dia 19 para o meu e-mail.

    O texto "Utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação" deve ser escrito fundamentado em todos os textos recomendados nesta aula. Não precisa citar todos, mas é necessário que sejam lidos, ok!

    Não teremos tempo para ler tudo em sala de aula, vamos apenas discutir as leituras! Assim, se puderem ler os textos da aula 4 essa semana seria bem interessante!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Os textos da aula 4 estão comigo. Tem que xerocar.

    Quem quiser essa semana, me procure na faculdade.

    Abs,

    ResponderExcluir
  3. O loco Teacher...

    Eu ia aproveitar o fim de semana prá fazer os trabalhos...

    Dia de semana eu nao tenho tempo nem de me olhar no espelho.. Como eu vou fazer?

    Creio q tem muita gente nessa situaçao tbem...

    PLEASE... Da uma força aí..

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que é puxado gente!!! Mas não tem jeito o curso e a disciplina exigem leituras!!!! Pelo menos estes textos vocês tem que ler...ok!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Nao... de ler eu nao falo nada nao...
    Ler faz parte...

    Eu digo na questao das datas teacher...
    A gente só tem o fim de semana prá fazer, mas como jah eh prá mandar no sabado fica mto corrido..

    Nao eh garantia de um bom trabalho, entende?

    ResponderExcluir
  6. realmenre amiga o final de semana tinha ter 2 sábados e 2 domingos pra dar tempo de fazer tanta coisa .

    ResponderExcluir
  7. Gente estou perdida como cego em tiroteio, alguém aí pode me ajudar? A lição 3 me deixou confusa. Quais textos eu devo citar obrigatoriamente?:D

    ResponderExcluir
  8. Sammy vc deve ler e citar todos inclusive os que não estão no blog , porém seu texto a ser entregue de nortear "PORQUE USAR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO" rsrsrs é demorado mas a leitura é bem interessante lembrando que seu texto deve conter no minímo 300 palavras .
    boa sorte amiga espero que tenha conseguido te ajudar .

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado!
    Acho qe não tive muita sorte pois segui o primeiro comentário da professora que dizia que podíamos citar apenas um. Então é esperar pra ver. Vlw!!! xD

    ResponderExcluir
  10. Uma dúvida havia outro texto para ser feito através da lição 3?
    E como é pra ser feita a lição 4? Temos que fazer em duplas? Entendi o contexto porém não entendi qal dos dois itens é para ser feito.

    ResponderExcluir
  11. a lição quatro era pra pegar os textos que estão com a professora e tirar xerox ,e ler isso foi o que eu entendi.na 3 era pra ser feito um debate virtual baseado nos comentários dou outros alunos mas até agora niguém postou nada .

    ResponderExcluir
  12. Nossa genteeemm.. Chocante o texto do Waldemar Setzer, neh?

    Fique confusa agora.. Os textos são meio contraditórios, mas ao mesmo tempo se complementam...

    Creio que no fim de tudo, a lição que fica é que a tecnologia chegou, está aí prá ser usada, mas o foco principal é saber usá-la.

    A leitura é sim muito importante, e comparada com certos programas de televisão, não tem nem o que discutir. Mas nao podemos ao mesmo tempo deixar de usufruir dessas tecnologias, deixarmos de aprender e de ensinar.

    Não precisamos ir muito longe. Todo esse meio em que estamos inseridos, tem sido muito bem trabalhado, e a internet tem sido proveitosa neste sentido. A nossa interação dentro do blog, tem feito com que nos conhececemos um pouco melhor, e agora estaremos começando a nossa primeira discussão, tendo como objetivo a aprendizagem...

    So, this is it guys!

    ResponderExcluir
  13. TEACHERR!

    PRECISA POSTAR A PRODUÇÃO TAMBÉM ?
    NAO NEH?

    ResponderExcluir
  14. ao meu entender sempre estaremos de frente com avanço das tecnologias, pasta saber usa las.Principalmente na educação devemos construir projetos usando a tecnologia para nos auxiliar e entreter o alunos, da mesma maneira que outras tecnologia são usada parta fins lucrativos.

    ResponderExcluir
  15. Oi gente! Ficou corrido mesmo essa semana, pois tivemos a semana do Carnaval no meio...ai temos que "pegar no tranco" na "correria" de novo...

    Espero que as próximas semanas sejam mais tranquilas, ok Ayslen e Márcio?

    Sammy, o Márcio te explicou muito bem: os textos devem ser lidos(todos), citados (um, dois ou todos)norteando-se pela proposta _ "PORQUE USAR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO" - lembrando que seu texto deve conter no minímo 300 palavras. Pode citar e ler outros textos também!

    A lição 4 corresponde a aula de 21/03, enviei os textos para a maioria de vocês no e-mail e tenho o livro, caso queiram tirar cópias. É isso, por enquanto.

    ResponderExcluir
  16. Estou gostando da discussão gente...comentem o que a Ayslen e o Daniel escreveram!

    Quanto aos textos,enviem para o meu e-mail. Eles devem ter por base esta discussão e as leituras. Vocês devem ter enviado na data prevista, mas não se preocupem, pois poderão revisá-lo e escrever novamente, caso seja necessário. A discussão e a escrita dos textos são meios para que vocês elaborem e realmente compreendam as teorias e pontos de vista por trás do uso das tecnologias na Educação.

    É um trabalhão mais certamente compensa!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. \o/

    Teacher!
    Acho q meu texto nao deu 300 palavras... =/

    ResponderExcluir
  18. O texto do Waldemar Setzer é plenamente condizente com o que vivenciamos atualmente. A televisão mesmo sendo o veículo mais rápido de transmissão de informações não nos traz o conhecimento aprofundado o qual necessitamos. Como ele diz as imagens que vemos na tv são apenas flashes momentânos.

    ResponderExcluir
  19. Ayslen,

    Escreva o melhor e o mais que puder!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Sammy, a TV não aprofunda conhecimentos, mas será que não podemos aprender nada com seus programas?

    O que vocês pensam pessoal?

    ResponderExcluir
  21. Depois de ler o texto do Waldemar Setzer, concordo com ele que, a Tv nao tem o que nos acrescentar...

    To com dor de cabeça friends...
    depois eu explico o porque..

    ResponderExcluir
  22. Os textos são bastante contraditórios.
    Vimos na aula de ontem que a televisão tbm pode nos passar bastante informações e cabe a nós transforma-las em conhecimento.

    ResponderExcluir
  23. Achei o pensamento do valdemar muito de esquerda ele exagerou na dose pois adoro ler e não gosto muito de tv mais tento encontrar um meio termo

    ResponderExcluir
  24. Wania, que legal! Desenvolva mais estas ideias! O que é "ter um pensamento de esquerda"? Por que seria importante ler? Por que seria importante ver TV? Quais as diferenças e semelhanças entre estas duas atividades? Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Bom, eu penso que como Waldemar, de acordo com oque ele disse, a Tv nao tem nada a nos acrescentar.

    Lógico q eu assisto, mas depois de ler o texto, revi alguns conceitos...

    Entao vc pode falar: ahh Ayslen, entao seremos todos desinformados? NAO! Eh prá isso q tem jornal...

    Acho que o grande " TCHAN " da estoria, eh que a Tv , eh uma meio mais acessivel à população. Eh mais rapido, pratico...

    Nos dias em q nos vivemos, parar para ler ocupa mto tempo... Ligar a Tv enqto se faz outras coisas e aproveitar para ouvir as noticias eh mais pratico...

    Depois de pensar mto no asssunto, nao deixei de ver Tv pq parece um vicio.. nao sei... Parece q falta algo.. eh como um vazio, mas tenho noção de q, prá mim, a Tv realmente nao me acrescenta em nada...

    ResponderExcluir
  26. Sim Ayslen, ver TV é muito mais rápido do que ler um jornal, um livro, mas...até que ponto a programação apresentada nos leva a refletir, criar nossos pontos de vista e até que ponto nos traz ideias prontas, mastigadas?

    Ver TV pode ser ruim, pode ser bom...depende de como você vê...concorda?

    ResponderExcluir
  27. Concordava.. mas o Waldemar mecheu mto com a minha cabeça...

    Acho q preciso ler de novo prá lembrar o q me fez chegar a essas conclusoes [ Deficit de Atenção ] ...

    Entao...
    Mas a questao do ' depende de como vc vê ', eh mto complexa, pq de um jeito ou de outro, a Tv sempre tah insultando a violenciaa.. a prostituição, o adulterio..

    Vai desde o desenho animado, onde as crianças querem ser os super- heróis.. E o q eh q eles fazem? Soh brigam, soh batem... e as crianças vao aprendendo isso...

    Como ia dizendo, vai desde o desenho animado, ate a novelinhaa gostosa do horario nobre. Aquele casal q todo mundo ama.. entao o casamento da mulher nao anda bem, e eh bacana ela meter o chifre no marido.. Sabe, sao essas coisas q me fazem acreditar q foi-se o tempo q a Tv era proveitosa.

    Os telejornais.. Nossa, mta informação, siim...
    Mas eh tragedia em cima de tragediiaa.. E qto pior for, mais as pessoas gostam...

    ResponderExcluir
  28. Pois é, Ayslen e pessoal, o que predomina são programas ruins, a violência, a prostituição...mas:

    1. Será que a TV não tem nada de bom mesmo?
    2. Como o professor pode/deve trabalhar diante desta situação, já que, na maioria dos casos, seus alunos assistem (programas ruins na) TV, sem critério?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  29. Sei lah professora, sao poucos...
    E eh impossivel pararmos para assitir os programas 'bons' da Tv, sem nos depararmos com esses programas 'ruins'...

    Bom, penso que, apesar deles passarem maior parte do tempo conosco, o que podemos fazer é aconselhar, sugerir atividades diferentes, e conversar com os pais.. Mas na pratica, quem agem mesmo sao os pais... dentro de casa...

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

    Na atualidade, o uso de mecanismos tecnológicos no ensino tem sido ampla-mente discutido. Uma grande gama de idéias são debatidas, e o interesse no assunto cada vez mais se torna familiar aos responsáveis pela educação.
    A sala de aula deixou de ser o ambiente catequizador de noções e opiniões preestabelecidas. A imagem que se tinha do professor tal qual mecenas para a vida de seu aluno, o guia maior da civilidade e do caráter do aprendiz, não mais reina entre os corredores de nossos colégios.
    Hoje, o ensino mastigado e decorado, a hierarquia conservadora do currículo de aprendizagem outorgado, dão espaço a um novo e interativo sistema de educação, que se utiliza da modernidade e de suas facilidades para demonstrar a nova era dos sistemas de ensino.
    A escola, reduto irrecorrível de nossos infantes, já não mais é o único local em que nossas crianças obtém a total informação necessária para sua aprendizagem. Veículos de comunicação, tais como a Televisão e a Internet, se não suplantaram a sua importância, ao menos tem papel fundamental de complemento para o conhecimento do educando. Cada vez mais comuns, o uso dessas tecnologias na educação vem colocar um triste paradoxo em nossos pensamentos: o uso indiscriminado dessas tecnologias, sem uma supervisão de conteúdo eficaz, para não se dizer estritamente necessária, ajudaria a melhorar o conceito e a qualidade do material que é ensinado?
    Segundo Pozo (2001), a escola não deve ignorar esses novos métodos de ensino, mas sim devem se adaptar a eles. Hoje, os meios de veiculação de informações tornaram o acesso ao conhecimento muito mais rápido. A dinâmica do ensino deve acompanhar essa interatividade, e não descartá-la.
    Todavia, toda essa concomitância de saberes, essa celeridade no caminhar das informações, veio expor a necessidade de se criar uma regra que oriente a maneira como esses novos métodos devem ser aplicados. Não basta empurrar garganta abaixo de nossos aprendizes uma quantidade infinita de conhecimento sem respeitar o tempo de digestão dessas informações. Toda idéia que inspire melhoria, todo mecanismo que auxilie na construção de um novo sistema que prepondere eficácia será válida. Mas jamais podemos esquecer que o que vem em excesso mais prejudica do que remedeia certas situações.
    Saber ensinar fazendo-se uso desses novos parâmetros é uma tarefa árdua, porém sua necessidade é altamente relevante para que não caiamos novamente no excesso de rigor maquinatório do antigo sistema educacional.

    ResponderExcluir
  32. Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

    Na atualidade, o uso de mecanismos tecnológicos no ensino tem sido ampla-mente discutido. Uma grande gama de idéias são debatidas, e o interesse no assunto cada vez mais se torna familiar aos responsáveis pela educação.
    A sala de aula deixou de ser o ambiente catequizador de noções e opiniões preestabelecidas. A imagem que se tinha do professor tal qual mecenas para a vida de seu aluno, o guia maior da civilidade e do caráter do aprendiz, não mais reina entre os corredores de nossos colégios.
    Hoje, o ensino mastigado e decorado, a hierarquia conservadora do currículo de aprendizagem outorgado, dão espaço a um novo e interativo sistema de educação, que se utiliza da modernidade e de suas facilidades para demonstrar a nova era dos sistemas de ensino.
    A escola, reduto irrecorrível de nossos infantes, já não mais é o único local em que nossas crianças obtém a total informação necessária para sua aprendizagem. Veículos de comunicação, tais como a Televisão e a Internet, se não suplantaram a sua importância, ao menos tem papel fundamental de complemento para o conhecimento do educando. Cada vez mais comuns, o uso dessas tecnologias na educação vem colocar um triste paradoxo em nossos pensamentos: o uso indiscriminado dessas tecnologias, sem uma supervisão de conteúdo eficaz, para não se dizer estritamente necessária, ajudaria a melhorar o conceito e a qualidade do material que é ensinado?
    Segundo Pozo (2001), a escola não deve ignorar esses novos métodos de ensino, mas sim deve adaptar-se a eles. Hoje, os meios de veiculação de informações tornaram o acesso ao conhecimento muito mais rápido. A dinâmica do ensino deve acompanhar essa interatividade, e não descartá-la.
    Todavia, toda essa concomitância de saberes, essa celeridade no caminhar das informações, veio expor a necessidade de se criar uma regra que oriente a maneira como esses novos métodos devem ser aplicados. Não basta empurrar garganta abaixo de nossos aprendizes uma quantidade infinita de conhecimento sem respeitar o tempo de digestão dessas informações. Toda idéia que inspire melhoria, todo mecanismo que auxilie na construção de um novo sistema que prepondere eficácia será válida. Mas jamais podemos esquecer que o que vem em excesso mais prejudica do que remedeia certas situações.
    Saber ensinar fazendo-se uso desses novos parâmetros é uma tarefa árdua, porém sua necessidade é altamente relevante para que não caiamos novamente no excesso de rigor maquinatório do antigo sistema educacional.

    ResponderExcluir
  33. Puxa Fabrício, porque você removeu o que escreveu?

    Pessoal, será que é só os pais que devem agir diante da programação da TV como a Ayslen disse? Por que sim? Por que não?

    ResponderExcluir
  34. Não entendo Prof.

    Eu não me lembro de ter apagado...

    ResponderExcluir
  35. Bom Ayslen...
    Sobrevivemos depois da guerra de ontem...

    ResponderExcluir
  36. Bem Fabrício, aparece que você removeu seu comentário anterior. Entretanto recebi o texto no e-mail.

    Quanto a guerra de ontem, embora tudo pudesse ter sido resolvido sem tanto "calor" na discussão, acredito que foi importante para o amadurecimento acadêmico de todos! Sobrevivemos!

    ResponderExcluir