quarta-feira, 11 de maio de 2011

Questões para reflexão

Em grupos responda às questões. Cite as fontes consultadas para elaboração das respostas.

Após finalizar a atividade, publique as respostas como comentário a esta postagem no blog.

Esta atividade será realizada na aula do dia 16 de maio.

1. Como e por que o uso das tecnologias e mídias na escola pode favorecer a criação de ambientes de aprendizagem inovadores?

2. A partir de qual abordagem ou perspectiva sugere-se que as tecnologias e mídias sejam usadas em sala de aula? Instrucionista ou construcionista? Há diferenças entre as duas abordagens? Quais?

3. Quais as diferenças e semelhanças entre um projeto de trabalho e uma aula tradicional? Em qual das situações a ênfase maior é na aprendizagem? Como e por que as tecnologias e mídias podem ser inseridas em projetos de trabalho?

4. Analise as aulas de Língua Inglesa e de Língua Portuguesa no Portal do Professor. Há alguma que pode ser considerada um projeto de trabalho? Que características tal aula tem para ser considerada assim?
(obs: para responder à esta pergunta, observe o roteiro de elaboração de um projeto de trabalho incluído na postagem intitulada PROJETO - ROTEIRO.)

Abs!

35 comentários:

  1. Qto tempo nao posto no blog...
    Aqui estou eu estou aqui :D

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Gente postamos nossas responta sobre as pergundas de reflexão se tiver algum erro descupem abraços até mais...

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  4. 1- Novas propostas pedagógicas também vêm sendo disseminadas, enfatizando novas formas de ensinar, por meio do trabalho por projeto e da interdisciplinaridade, favorecendo o aprendizado contextualizado do aluno e a construção do conhecimento. A pedagogia de projeto (2), tendo como enfoque a integração entre diferentes mídias e áreas de conhecimento, envolve a inter-relação de conceitos e de princípios, os quais, se não tiverem a devida compreensão, podem fragilizar qualquer iniciativa de melhoria de qualidade na aprendizagem dos alunos e de mudança da prática do professor.

    2- A idéia construcionista sugere a tecnologias e mídias na educação, pois há uma grande diferença entre Instrucionista e construcionista: para o instrucionista a melhor aprendizagem decorre do "aperfeiçoamento do ensino" enquanto o construcionismo não nega o valor da instrução, mas coloca a atitude construcionista como um paradoxo que tem a meta de produzir a maior aprendizagem a partir do mínimo ensino. Isso não significa que o aprendizado ocorra espontaneamente, mas sim que os professores precisa fomentar em sua prática os processos de aprendizagem ditos naturais, que ocorrem independentemente dos métodos educativos tradicionais.

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  5. 3- A diferença é que a prática tradicional, ou seja, aquela consolidada com sua experiência profissional – transmitindo o conteúdo para os alunos – e, num outro momento, utilizando os recursos tecnológicos como um complemento da aula. Já o projeta de aula, tendo como enfoque a integração entre diferentes mídias e áreas de conhecimento, envolve a inter-relação de conceitos e de princípios, os quais, se não tiverem a devida compreensão, podem fragilizar qualquer iniciativa de melhoria de qualidade na aprendizagem dos alunos e de mudança da prática do professor.

    4- Sim a aula da professora Liliane Gomes falcão disponível no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18887, pode ser considerada um projeto de trabalho, pois não usa só a aula tradicional, ela vai complementando com discussões, utilização de imagem vindo da tecnologia, textos que trabalho tanto a oralidade, quanto à escrita, além de incrementa o Orkut tanto usado pelos alunos de maneira que o aluno aprenda com prazer o que o professor quer passar.

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  6. QUESTÕES PARA REFLEXÃO

    ANA LÚCIA / AYSLEN / ROMEU


    1. Como e por que o uso das tecnologias e mídias na escola pode favorecer a criação de ambientes de aprendizagem inovadores?
    Na maioria das escolas, principalmente as públicas, são poucos os aparatos tecnológicos que podem auxiliar tanto o professor, quanto o aprendizado do aluno. O professor tem um acervo de opções metodológicas e de possibilidades para organizar sua aula, de maneira que os alunos aprendam. Mas comprovadamente, temos que o ambiente escolar como um todo se transforma com a utilização de novas tecnologias.
    As novas tecnologias mostram na prática uma mudança considerável no aprendizado do aluno. A contextualização do conteúdo com a sua realidade proporciona a ele diferentes formas de aprendizado, onde o aluno se interaja com a tecnologia, e o professor atue como mediador, já que o jovem se interessa mais por aparatos tecnológicos como músicas que são reproduzidas em Mp3, aparelho celular; filmes em TV, DVD; aulas dinâmicas com o auxilio do computador, ou do retroprojetor e isso torna o ambiente escolar mais inovador.

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  7. 2. A partir de qual abordagem ou perspectiva sugere-se que as tecnologias e mídias sejam usadas em sala de aula? Instrucionista ou construcionista? Há diferenças entre as duas abordagens? Quais?
    Em sala de aula as tecnologias devem ser usadas com a perspectiva construcionista, ou seja, despertando o interesse do aluno, desenvolvendo o seu discernimento, a sua visão crítica, fazendo com que o aluno debata sobre o conteúdo estudado, crie uma teoria embasada nele. Na perspectiva instrucionista, o desenvolvimento da idéia não é algo livre, e sim, algo imposto, já utilizado e que não permite ao aluno há construção de uma opinião, de uma idéia criada através do tema estudado. A instrução é algo que não desperta a criatividade e o senso crítico do indivíduo, que não permite a liberdade de criação de teorias sobre determinado assunto.

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  8. 3. Quais as diferenças e semelhanças entre um projeto de trabalho e uma aula tradicional? Em qual das situações a ênfase maior é na aprendizagem? Como e por que as tecnologias e mídias podem ser inseridas em projetos de trabalho?
    A aula tradicional segue uma rotina, sem perspectiva alguma, e quando é planejada, tem uma semelhança muito grande com o pensamento instrucionista. O conteúdo é imposto ao aluno, e nesta visão o aluno não tem a possibilidade de construir uma opinião.
    Quando falamos sobre um projeto de trabalho, o projeto organiza as atividades com o objetivo de resolver um ‘ problema’, podendo considerar assim, a ‘situação problema’ como sendo o aprendizado do aluno, ou um melhor desempenho do aluno. Em um projeto de trabalho os objetivos devem ser definidos com clareza, quais serão os aparatos necessários para a realização deste, quais podem ser os prováveis problemas ou imprevistos que podem surgir, e uma vez definidos, deve-se discutir como o problema será resolvido, e se as metas serão alcançadas.
    Atualmente, os projetos de trabalho têm sido mais utilizados, pois tem apresentado melhora significativa de aprendizado, uma vez que este enfoca mais no aprendizado do que em apenas transmitir ao aluno o conteúdo.
    As tecnologias e mídias criam um ambiente de trabalho inovador, mais criativo; saindo dos padrões determinados e seguidos pela sociedade. A tecnologia vem como uma ferramenta que explora os recursos e integra o conhecimento à medida que os ‘problemas’ são solucionados ou os objetivos de aprendizagem são perseguidos. Uma vez que os alunos se identificam com a tecnologia, apresentam um interesse e uma melhoria no aprendizado, podemos concluir que o projeto de trabalho, bem articulado e aliado às mídias e tecnologias pode sim trazer mudanças colaborativas e produtivas ao ambiente educacional.

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  9. 4. Analise as aulas de Língua Inglesa e de Língua Portuguesa no Portal do Professor. Há alguma que pode ser considerada um projeto de trabalho? Que características tal aula tem para ser considerada assim?
    Análise da aula: Diferenças entre o Português do Brasil e o de Portugal, proposta por Maria Pontes Pinto, disponível no Portal do Professor.
    A aula analisada é um projeto pedagógico de Língua Portuguesa onde o professor poderá sistematizar sua aula, através de um roteiro. São propostas atividades dinâmicas e interativas, despertando maior facilidade no aprendizado.
    Neste projeto, a mídia e tecnologia são utilizadas no momento em que os alunos realizam a leitura de textos e a visualização de vídeos na internet.
    Há uma solução para o não entendimento do conteúdo através de uma aula altamente explicativa sobre a Nova Ortografia. Alguns textos são debatidos pelos alunos, seguindo o aprendizado construcionista, o aluno poderá debater o assunto, divulgando sua opinião acerca da Nova Ortografia e das diferenças entre o português falado no Brasil e o português de Portugal. Outra característica de um projeto é um sistema de avaliação contínuo através do roteiro proposto e das perguntas realizadas diretamente aos alunos.

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  10. Textos referência

    Disponível em:
    http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm
    Acesso em 17 de maio de 2011.

    Disponível em:
    http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/13/45BuscaWeb
    Acesso em 17 de maio de 2011.


    Disponível em:
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27119
    Acesso em 17 de maio de 2011.

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  11. Desculpem pelos erros e por possíveis análises equivocadas...

    Demos o nosso melhor :)

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  12. 1. Como e por que o uso das tecnologias e mídias na escola pode favorecer a criação de ambientes de aprendizagem inovadores?

    Mídia e Tecnologia criarão uma nova perspectiva de aprendizagem quando usadas na interação entre o conteúdo aplicado e o universo do aluno. A partir do momento em que o educando veja-se no que lhe está sendo ensinado, ou seja, enxerga sua própria vida, o meio familiar, os casos do cotidiano, seu entendimento será maior, pois ao se utilizar desses mecanismos, o professor criará um ambiente de contextualização entre o ensino e o viver do aluno. Usar, por exemplo, as cenas de um determinado filme para enfatizar um tema histórico, ou uma música conhecida em língua inglesa para instigar a oralidade, incitando-os na pronúncia, por exemplo, despertará a atenção do educando, tornando o entendimento do estudo mais fácil e dinâmico.

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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  14. 2. A partir de qual abordagem ou perspectiva sugere-se que as tecnologias e mídias sejam usadas em sala de aula? Instrucionista ou construcionista? Há diferenças entre as duas abordagens? Quais?

    O Construcionismo como método é mais eficaz na aprendizagem. Contextualiza o aluno, o diferencia dos demais e cria uma esfera de ensino em que a participação do educando é mais relevante. O conceito Instrucionista decepa a liberdade de criação, a crítica e a capacidade de pensar por si só.

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  15. 3. Quais as diferenças e semelhanças entre um projeto de trabalho e uma aula tradicional? Em qual das situações a ênfase maior é na aprendizagem? Como e por que as tecnologias e mídias podem ser inseridas em projetos de trabalho?

    Uma aula tradicional visa apenas a exposição do conteúdo, sem uma explícita preocupação com o entendimento do enunciado. Um projeto de trabalho dará maior ênfase à aprendizagem, partindo do pressuposto que contextualizará o aluno em seu universo, fazendo-o interagir com a matéria e despertando nesse aprendiz a concepção do pensamento. A utilização de Mídias e Tecnologias virá facilitar essa interatividade, demonstrando ao aluno a importância do que ele está aprendendo e compreendendo.

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  16. Este comentário foi removido pelo autor.

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  17. 4. Analise as aulas de Língua Inglesa e de Língua Portuguesa no Portal do Professor. Há alguma que pode ser considerada um projeto de trabalho? Que características tal aula tem para ser considerada assim?

    A aula “Skimming: extraindo as idéias gerais de um texto em Língua Inglesa!” da professora Juliana Mariano pode ser considerada um projeto de trabalho. A professora sugere a exibição de um vídeo, e logo após propõe que os alunos opinem sobre suas compreensões. Em seguida, realiza-se uma atividade de leitura, incorporando o método Skimming de leitura, de maneira rápida e superficial.

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  18. Pessoal, avaliei as respostas de vocês e enviei por e-mail os comentários. Verfiquem e se considerarem necessário, alterem alguma postagem aqui no blog...

    *Fabrício, estou aguardando você postar as respostas das questões 3 e 4 para avaliar, ok!

    Abs a todos! Bom trabalho!

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  19. Referências

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18950

    Pedagogia de Projetos (Maria Elisabette Brisola Britto Prado)
    disponível em:

    http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto18.pdf

    Prática e formação de professores na integração de mídias (Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida)
    disponível em:

    http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto19.pdf

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  20. Questões para Reflexão

    Alunos:
    FABRICIO SCAVULLO, DANIEL NUNES E HÉLIO CASEMIRO.

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  21. 1. Como e por que o uso das tecnologias e mídias na escola pode favorecer a criação de ambientes de aprendizagem inovadores?
    R: Através das tecnologias o aluno poderá visualizar o conteúdo dado, através de exemplos, fazendo com que seu conhecimento deixe de ser abstrato passando para concreto. Com o uso das tecnologias é possível elaborar atividades dinâmicas, o conteúdo é mais bem explicado através de uma visualização nos sites sugeridos. Através dos sites os alunos poderão tirar suas duvidas, fazer pesquisas, elaborar atividades, usar a sua criatividade.
    A mídia na escola também serve para uma leitura crítica.

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  22. 2. A partir de qual abordagem ou perspectiva sugere-se que as tecnologias e mídias sejam usadas em sala de aula? Instrucionista ou construcionista? Há diferenças entre as duas abordagens? Quais?
    R: A partir da abordagem construcionista onde o aluno irá desenvolver e criar suas próprias expectativas é através desse conhecimento que ele irá aprender interagir de maneira que a aula seja interdisciplinar. Na abordagem construcionista o aluno constrói o seu pensamento, o seu processo de aprendizagem é o instrucionista, a mídia poderá direcionar o aluno ao objetivo do professor.
    Professor e aluno irão aprender juntos.
    Instrucionista: o aluno irá receber o conteúdo pronto pelo professor.

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  23. 3. Quais as diferenças e semelhanças entre um projeto de trabalho e uma aula tradicional? Em qual das situações a ênfase maior é na aprendizagem? Como e por que as tecnologias e mídias podem ser inseridas em projetos de trabalho?
    R: O projeto de trabalho é desenvolvido onde a interdisciplinaridade é contínua, onde ocorre à participação dos alunos, através de trocas de informações entre outros alunos, com o professor, fazem reflexões sobre o certo e o errado. Isso estimula os jovens, adolescentes e crianças, a buscar conhecimentos além do mundo real, mas é necessário ajudá-los a aprender a desenvolver autonomia sobre o que ela aprendeu e que necessita para trabalhar, usando essa tecnologia.
    A aula tradicional o aluno não interage com o professor, o conteúdo já vem pronto, o aluno ouvi e recebe, não tendo a oportunidade de avaliar, dar sugestões, participar ativamente da aula.

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  24. R: Sim a aula da professora Daniela Braga de Paula do Portal do Professor, pode ser considerada sim um projeto de trabalho, pois ela usa métodos inovadores de uma aula tradicional, usando o laboratório para suas aulas e pesquisas, ela faz uso da tecnologia com imagens e vídeo, com discussões interagindo com propostas dinâmicas e pesquisas em dicionário num site de busca da internet.

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  25. Disonivel em:
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBuscaAulas.html

    Livro: "Um olhar sobre a Interdisciplinaridade" Francisca dos Santos Gonçalves

    Livro: " O que é um projeto" Fernando José de Almeida

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  26. Alunas:
    Valeria Cristina Alves
    Marta Silva Bonato

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  27. 1- O uso de mídias e tecnologias são instrumentos de aprendizagem usados para que ocorra um ambiente de aprendizagem inovador, facilitar o ensino-aprendizagem do aluno, ou seja, um ambiente que proporcione ao aluno conhecer os novos meios de aprender que não seja somente em sala de aula, com explicação do professor, a lousa e o giz. Um dos objetivos é levar o aluno a pensar, agir, a refletir, criar ideias, ou seja, prepará-los para uma sociedade informatizada.

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  28. – A aula tradicional o professor apenas tem a função de transmitir o conteúdo, conteúdos estes já pré - estabelecidos os alunos apenas recebem a informação e não tem o direito de questionar; acreditamos que o professor se preocupa apenas em passar as informações, e na maioria das vezes não pensam se a forma como esta sendo transmitidos estes conteúdos está tendo aprendizagem por parte dos alunos. No projeto de trabalho, os professores têm que pensar em como irão aplicar as atividades para se garantir a aprendizagem dos alunos, sua função é fazer com que os alunos encontrem sentido naquilo que está sendo aprendido. No projeto de trabalho visa-se a organização das aulas o professor tem que pensar em como inserir novos métodos de aprendizagem em suas aulas, com a inserção dos projetos de trabalho o aluno aprende ao produzir, pesquisar, e questionar. Porém não existe modelo de projeto ideal cada sala tem uma realidade diferente no contexto escolar, o andamento das mesmas séries pode variar de uma para a outra, cabe assim ao professor decidir os rumos de ensino de acordo com o desenvolvimento e a necessidade da sala.
    A ênfase maior na aprendizagem, ocorre no projeto de trabalho, pois, há maior enfoque na aprendizagem o aluno é contextualizado em seu universo em sua realidade. As tecnologias e mídias são inseridas nos projetos de trabalho por ser importantes para levantar problemáticas relacionadas com a realidade dos alunos, é por meio da tecnologia que ocorre a interação, além de que as tecnologias fogem do padrão tradicional de aulas fazendo com que os alunos se identifiquem desse modo haverá aprendizagem por parte dos alunos. Desse modo as tecnologias e mídias se bem utilizadas poderão sim ser inseridas no contexto escolar garantindo maior aprendizagem.

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  29. 4 – Análise da aula de língua Portuguesa proposta por Walleska Bernardino Silva, com o tema “Chico Bento e variação linguística” . Esta aula pode sim ser considerada um projeto de trabalho. A primeira característica a ser levantada é que a professora Walleska sistematizou a aula passo a passo por meio de um roteiro que contém: dados da aula (contendo o que o aluno irá aprender), duração da aula, metodologias e recursos utilizados e conhecimento prévio a ser levantado pelo aluno. As atividades propostas visam à discussão oral propondo interação, ao final a avaliação é continua o professor avalia o aluno de acordo com a participação das aulas. Nesta aula é utilizada tecnologia, por meio de um laboratório de informática, multimídia e vídeos decorrente do assunto trabalhado.

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  30. Bruna / Verônica
    Referências bibliográficas
    Martins, M.C. de. Situando o uso da Mídia em Contextos Educacionais. Disponível em: . [acesso em 17, Maio de 2011

    PRADO BRITO, Maria Elisabeth Brisola. Pedagogia de projetos. Disponível em
    http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto18.pdf. Acessado em : 17 de maio de 2011.

    Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27119
    Acesso em 17 de maio de 2011.

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  31. Fabrício, Daniel e Hélio:

    Questão 1: Isso mesmo! O uso de recursos tecnológicos pode favorecer com que o educando perceba o conteúdo escolar como algo que faz parte e reflete a sua vida.

    Questão 2: sugiro citar exemplos de atividades construcionistas!

    Questão 3: " A utilização de Mídias e Tecnologias virá facilitar essa interatividade, demonstrando ao aluno a importância do que ele está aprendendo e compreendendo." - Por quê? Como? Explicite mais essa ideia!

    Questão 4:Boa análise, sugiro explicitar como é feita a relação entre o vídeo e a leitura realizada.

    ATENÇÃO: vocês podem revisar as respostas e me enviar até na quinta-feira a noite, pelo blog ou por e-mail, ok!

    Abs!

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  32. Quantas respostas ein pessoal! Muitos de vocês também as enviaram por e-mail e eu já as devolvi comentadas!

    É bem interessante postar a resposta aqui, para que todos possam aprender com todos!

    Se desejarem refazê-las, podem publicar/enviar por e-mail até quinta-feira a noite.


    Abs!

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  33. 1- o uso das tecnologias na educação atualmente é indispensável, pois esse é o universo em que a maioria das crianças vive.A inserção das tecnologias e mídias na educação torna o processo de aprendizagem mais completo e inovador, pois mostra para a s crianças que a internet por exemplo não foi feita apenas para diversão, mostra que é possível usá-la também para complementar o que o professor ensina em sala.
    2- A abordagem construcionista, pois é a partir dela que o aluno poderá construir conhecimento em cima do que já foi dito. É através dela que se pode questionar o que já existe, pois vivemos numa sociedade em que não se existe uma verdade absoluta há diversas teorias e todas podem ser questionadas.
    3- As abordagens instrucionista e construcionista são diferentes, pois através da abordagem instrucionista apenas se absorve o que está sendo dito e ensinado sem se poder questionar. Por exemplo: Se um professor explica a um aluno que 2+2 são quatro o mesmo não poderá questionar ,pois o professor não terá como explicar por que 2+2 são 4 realmente, pois esse não é um conhecimento que se pode ser construído ou questionado.

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  34. Este comentário foi removido pelo autor.

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  35. Sammy,

    Segue abaixo os comentários sobre suas respostas!
    Avalie e procure reelaborá-las até dia 23 de maio a noite.

    1- a resposta é vaga, dizer que o uso da tecnologia mostra que elas podem ser usadas em sala de aula é confuso, não?

    2- "em cima do que já foi dito", como assim? Não está claro o que é a abordagem construcionista.


    3- As abordagens instrucionista e construcionista são diferentes, pois através da abordagem instrucionista apenas se absorve o que está sendo dito e ensinado sem se poder questionar. Por exemplo: Se um professor explica a um aluno que 2+2 são quatro o mesmo não poderá questionar ,pois o professor não terá como explicar por que 2+2 são 4 realmente, pois esse não é um conhecimento que se pode ser construído ou questionado. - Ok...mas complete o raciocínio apenas iniciado nesta resposta.

    Pergunta 4????

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